top of page

Espetáculo Marias Brasilianas - conexão e legado.



Marias Brasilianas - a arte do fio estreou em agosto de 2009 no Teatro SESI, no Centro do Rio de Janeiro, e pontuou minha trajetória no início da minha atuação como cenógrafa em espetáculos de dança e teatro. A experiência deixou muitas marcas no meu imaginário e me colocou definitivamente no mundo dos fios e das marias.



A Influência


Já na formação em Cenografia tive a forte influência do uso de tecidos e aviamentos na elaboração de cenários, objetos cênicos e figurinos, referências que continuaram a inspirar minha pesquisa artística até a confecção do Projeto CRE[Ação], inaugurado em 2012 no SESC Ramos. Foi a primeira montagem da instalação feita com bonecas de pano, Coração de Nós Marias, obra que deu origem ao Projeto Enredadas no Amor.


O Espetáculo Marias Brasilianas está disponível em vídeo para o deleite de todos. É um espetáculo emocionante que reuniu profissionais e adolescentes, brincantes e menestréis, da Companhia Cirandeira da ONG Tear. Uma linda homenagem às admiráveis mulheres artesãs brasileiras, que deixou marcas na memória e no registro audiovisual carioca e brasileiro.



O Projeto Cenográfico


Elemento comum à todas as formas artísticas homenageadas no espetáculo, o fio predomina na cenografia, que pretende provocar um novo olhar para técnicas tradicionais de tecelagem, bordados e rendas.

Grandes rolos de fios, carretéis, fusos de várias cores e volumes preenchem o cenário "branco" e servem de apoio para músicos e intérpretes. Ao fundo, redes de fios de tecido emolduram uma escultura também de tecido, vazada em forma de mandala, que recebe projeções no seu centro, ilustrando cenas e depoimentos em vídeos e fotos de trabalhos das artesãs que inspiraram o espetáculo.


A forma da mandala, inspirada em mandalas de bonecos presentes em minhas pinturas acrílicas, celebra a reunião das Marias. Foi elaborada com tecido branco cortado em tiras e colado como se fossem fios de um enorme bordado.


Pernas, laterais do palco construídas com tecido cru, tem bordados gigantes inspirados nos vários temas e desenhos presentes em diversas técnicas de artes manuais. Para colorir, os tecidos foram tingidos e o cenário, e os objetos cênicos, foram construídos com a ajuda dos brincantes e menestréis, que participaram de oficinas de cenotécnica que ministrei durante a montagem do espetáculo. Também elaborado com fios de tecido tingidos, um tear gigante destaca-se no cenário simulando um tear de Berilo.


A caixa cênica branca recebeu interferências coloridas dos adereços, figurinos, bordados e elementos cenográficos. O objetivo foi reproduzir o processo de criação das artes manuais, que dá cor e vida aos suportes predominantemente brancos, nas peças bordadas com amor e criatividade pelas artesãs brasileiras.



O Legado


Marias Brasileiras, fiandeiras, bordadeiras, crocheteiras, costureiras, que transformam o fio em história, resiliência, sobrevivência e enchem nossos espaços de alegria com seus belos trabalhos coloridos.


O Espetáculo Marias Brasilianas deixa um legado como exemplo, que sonho seja seguido por novas gerações, eternizando a cultura nacional e conscientizando sobre a importância do fazer artístico e artesanal para o desenvolvimento emocional, intelectual e moral do ser humano.


Gratidão!

Miriam Miranda



O Espetáculo Cenográfico Marias Brasilianas - a arte do fio.

Teatro SESI – Rio de Janeiro

Agosto de 2009



"Tudo o que sei é que nada sei ".

Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Prepare-se para
sua ascensão!
Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
E-BOOK CONTOS FANTASIAS E ARTETERAPIA

Conheça a Arteterapia!

Adquira o e-book Contos, Fantasias e Arteterapia e

entenda como essa técnica de autoconhecimento pode mudar sua vida.

bottom of page