top of page

Autossabotagem, o que é isso?



“Deus leva você de um sentimento a outro. E te ensina por meio de opostos para que tenha duas asas para voar. Não uma!

Rumi – citado no livro Psicologia Alquímica, Dr. Thom F. Cavalli.


Autoconhecimento é a chave para detectar a origem da autossabotagem. Os sintomas estão na sua vida, mas as raízes são mais profundas.


A autossabotagem é um grande impedimento para a realização pessoal e profissional. Consiste em um comando inconsciente para o que planejamos conscientemente não dê certo ou não aconteça. Explicando melhor, informações, crenças ou sentimentos de baixa vibração armazenados no inconsciente geram um tipo de reação contrária e imperceptível para parar ou anular nossa vontade, planejamento ou ação. Sentimentos de inferioridade, culpa, traumas e vários outros sentimentos incongruentes com a nossa potência inata podem ser responsáveis por baixo rendimento financeiro, baixa qualidade de vida e, consequentemente, doenças físicas.


Quando desistimos de lutar, viramos prisioneiros de estados emocionais depressivos ou ansiosos, nos isolamos, nos tornamos antissociais e experimentamos a solidão e nos vemos sem saída. No meio do turbilhão de pensamentos negativos nos questionamos sobre onde estamos errando e POR QUE as coisas não dão certo.

Na Arteterapia consideramos o caminho do meio como o caminho da individuação, postulado por Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica. O trabalho do arteterapeuta é facilitar o cliente a encontrar seu caminho e vivenciar o processo de forma suave. Através de exercícios e dinâmicas lúdicas, o cliente vai se familiarizando com os conteúdos psíquicos que emergem do inconsciente a cada expressão pessoal, seja através das artes plásticas ou visuais, da música, da escrita criativa, do teatro, e de várias outras técnicas, materiais e linguagens artísticas utilizadas para facilitar o contato com a informação contida na memória adormecida, porém ativa, do cliente.


Mas não basta a expressão. É necessário que o cliente aumente a percepção de si mesmo, comprometendo-se com todo o processo de forma visceral.


Na medida que integra os opostos, começa a ganhar autonomia para fazer escolhas mais coerentes com sua realidade interna. Quais opostos? Medo e amor, raiva e compaixão, tristeza e alegria, insegurança e coragem, etc. Ou seja, na medida que integra ego e essência, começa a gerir sua própria vida com mais firmeza e determinação, aumentando no poder pessoal e a lucidez para viver com mais harmonia e saúde emocional.


Enquanto não encontramos o equilíbrio dos opostos, estamos a mercê das nossas emoções, quase sempre desestabilizados, incongruentes com nossa verdade interior e nos tornamos autossabotadores por falta de autopercepção.


Arteterapia ajuda a caminhar, depois a gente pode até voar.

Namaste :)


Miriam Miranda

Arteterapeuta 💳 AARJ 927/0219

Terapeuta Quântica Multidimensional 💳 CRTH-BR 10249 ABRATH

Atendimento On-line e Presencial 📍Tijuca, Rio de Janeiro


1 Comment


Elania Resende
Elania Resende
Feb 13, 2023

😄

Like

"Tudo o que sei é que nada sei ".

Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Prepare-se para
sua ascensão!