top of page

Arquétipo da Criança Interior




No princípio está a Criança Interior, a própria Criança Divina que nos conecta com a Criação.


Segundo Jung, a consciência precisa manter a relação com o Arquétipo da Criança Divina para não perder sua humanidade, pois é ela, a Criança Interior Divina, que ancora o ser em seus fundamentos básicos.

.

Jung diz que “[...] na medida em que a humanidade tem,

em alto grau, a capacidade de livrar-se dos próprios fundamentos, também pode ser arrastada acriticamente por unilateralidades perigosas até a catástrofe.” Sendo a Criança Interior a portadora desses fundamentos, fica evidente a urgência de mantê-la saudável e plena. Mas como seria isso?

.

Podemos acessar nossa Criança interna sempre que desejarmos. Podemos também ouví-la, o que é maravilhoso, pois ela nos avisa quando estamos nos colocando em situações não favoráveis, quando escolhemos algo que nos prejudique ou ainda, que está incongruente com nossa verdade interna. Ela também nos dá ideias iluminadas para a solução de problemas e para a criação, os insights. Artistas experimentam esta experiência com mais frequência, quando estão integrados com ela. Ela é a voz da sabedoria a que chamamos de intuição e pouco lhe damos atenção na correria do dia a dia.



Nossa Criança é sábia como a boneca Vassalisa indicando caminhos, prevê acontecimentos como um mago e é pura como um anjo. Está sempre presente em nossa vida, apertando ou afrouxando o nosso coração, nos dizendo se estamos ou não no melhor caminho. Ela é solitária, pois, na maioria das vezes não lhe damos atenção.


Nem mesmo ouvimos seus conselhos ou suas sugestões.

.

A criança interior atua como um elemento regulador da natureza psíquica, protegendo-a da cisão ego-self, mantém a saúde do indivíduo, nutrindo-o de memórias e afetividades que asseguram sua integridade emocional, segurança e lucidez perante a vida.

.

A manutenção da criança interior é fundamental para o equilíbrio psíquico da humanidade. Ela pede que façamos as pazes com ela urgentemente. No silêncio de uma caminhada, converse com ela. Respire profundamente e depois suavemente. Relaxe e escute com calma. Ela tem os segredos do Universo para te contar.

.

Você tem escutado a voz da sua Criança?

.

“A musa mais poderosa é a nossa criança interior. O músico, o poeta, o artista, vivem toda a vida em contato com essa criança, a parte do ser que sabe brincar.” Stephen Nachmanovitch.

.

Miriam Miranda

Arteterapeuta 💳 AARJ 927/0219

Terapeuta Quântica Multidimensional 💳 CRTH-BR 10249 ABRATH

Desenvolvimento Pessoal com Arte Atendimento On-line e Presencial 📍Tijuca, Rio de Janeiro

Comments


"Tudo o que sei é que nada sei ".

Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Prepare-se para
sua ascensão!