Projeto ENREDADAS NO AMOR, um resgate do Si Mesmo que somos nós.
- Miriam Miranda
- 13 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.
Coração de Nós Marias é o título de uma das minhas instalações artísticas. Constituída de uma rede de bonecos de pano, faz parte de uma série de sete obras que integram a exposição individual CRE[Ação], de 2012.
Os bonecos de pano são confeccionados em workshops que acontecem durante exposições de artes plásticas, eventos, oficinas artísticas e em vivências arteterapêuticas. A proposta é que os participantes façam um boneco representante de si mesmos para interagir com os bonecos que já estão amarrados à rede apresentada.
A rede de bonecos é uma instalação artística que tem como característica principal a relação do expectador com a obra de arte, mobilizando-o para ser parte da obra e possibilitando-o experienciar o fazer artístico artesanal enquanto recebe estímulos sensoriais e afetivos próprios da atividade lúdica brincar com bonecos de pano.
Outras características da obra são o caráter coletivo, a infinitude, a itinerância e o colecionismo. Proponho a amplificação das práticas iniciadas nos workshops, disponibilizando o material para para os participantes confeccionarem outro boneco que servirá de modelo para multiplicação da técnica, promovendo a interação com outros grupos.
Tendo sido inicialmente uma releitura das bonecas conhecidas como Abayomis, os bonecos que nomeei Enredadas no Amor não compartilham da mesma temática étnico racial. Os bonecos de nós que integram a obra plástica Coração de Nós Marias propõe contato sensorial e reflexões a respeito de unicidade, inter-relações, inclusão, memória inconsciente coletiva, afetos e despertam conteúdos subjetivos relacionados à sentimentos e emoções, não só nos participantes dos workshops, mas também no expectador, que se encanta com as cores, delicadeza e com a quantidade de elementos que compõe a obra.

Fotografia: Alice Venturi.
O ato de “amarrar-se à rede de Amor” é um convite para todos se emaranharem no universo lúdico dos bonecos em atitude simbólica e para refletirem sobre as possibilidades de relações afetivas em redes de relações reais. Assim, nos encontros fazendo rede de bonecos de pano, fazemos também redes de pessoas.
A arte relacional é uma modalidade artística contemporânea que tem a peculiaridade de envolver os espectadores no processo artístico, mobilizando pessoas para vivenciarem sensações ou provocar novas percepções.

Atualmente pessoas Enredadas no Amor multiplicam a rede em hospitais, escolas, praças públicas ou em qualquer lugar onde seja possível esticar um varal de malha e confeccionar bonecas com retalhos e boa conversa.
Fica aqui o meu convite, para você que ainda não se enredou, para participar da "CRE[Ação]" de estimular comportamento humano e amoroso em nossa sociedade.
Em função de ser uma obra itinerante, Coração de Nós Marias virou um braço do Projeto CRE[Ação] e passou a se chamar Projeto Enredadas no Amor, e acontece constantemente com produção independente apoiada pela Pazaa Espaço de Criar ou através de contratação institucional.
Acompanhe os posts aqui no blog e nas mídias sociais para saber quando será o próximo evento.
Se preferir, assine a nossa NEWSLETTER no rodapé do site para receber os convites de eventos, cursos e atualizações do Blog.
Se você já é uma pessoa Enredada no Amor e está multiplicando redes, mande fotos e detalhes do seu evento para pazaa.espacodecriar@gmail.com. Podemos publicar aqui no Blog :)
Gratidão por tanto Amor!
Miriam Miranda
Artista Visual, Cenógrafa e Arteterapeuta AARJ 927/0219.
Comments