top of page

Projeto ENREDADAS NO AMOR, um resgate do Si Mesmo que somos nós.


Coração de Nós Marias é o título de uma das minhas instalações artísticas. Constituída de uma rede de bonecos de pano, faz parte de uma série de sete obras que integram a exposição individual CRE[Ação], de 2012.

Os bonecos de pano são confeccionados em workshops que acontecem durante exposições de artes plásticas, eventos, oficinas artísticas e em vivências arteterapêuticas. A proposta é que os participantes façam um boneco representante de si mesmos para interagir com os bonecos que já estão amarrados à rede apresentada.

A rede de bonecos é uma instalação artística que tem como característica principal a relação do expectador com a obra de arte, mobilizando-o para ser parte da obra e possibilitando-o experienciar o fazer artístico artesanal enquanto recebe estímulos sensoriais e afetivos próprios da atividade lúdica brincar com bonecos de pano.

Outras características da obra são o caráter coletivo, a infinitude, a itinerância e o colecionismo. Proponho a amplificação das práticas iniciadas nos workshops, dando a cada participante o material para confeccionarem outro boneco que servirá de modelo para multiplicação da técnica, promovendo a interação com outros grupos.

Tendo sido inicialmente uma releitura das bonecas conhecidas como Abayomis, os bonecos que nomeei Enredadas no Amor não compartilham da mesma temática étnico-racial. Os bonecos de nós que integram a obra plástica Coração de Nós Marias propõe contato sensorial e reflexões a respeito de unicidade, inter-relações, inclusão, memória inconsciente coletiva, afetos e despertam conteúdos subjetivos relacionados à sentimentos e emoções, não só nos participantes dos workshops, mas também no expectador, que se encanta com as cores, delicadeza e com a quantidade de elementos que compõe a obra.

Enredadas no Amor

Fotografia: Alice Venturi.

O ato de “amarrar-se à rede de Amor” é um convite para todos se emaranharem no universo lúdico dos bonecos em atitude simbólica e para refletirem sobre as possibilidades de relações afetivas em redes de relações reais. Assim, nos encontros fazendo rede de bonecos de pano, fazemos também redes de pessoas.

A arte relacional é uma modalidade artística contemporânea que tem a peculiaridade de envolver os espectadores no processo artístico, mobilizando pessoas para vivenciarem sensações ou provocar novas percepções.

Atualmente pessoas Enredadas no Amor multiplicam a rede em hospitais, escolas, praças públicas ou em qualquer lugar onde seja possível esticar um varal de malha e confeccionar bonecas com retalhos e boa conversa.

Fica aqui o meu convite, para você que ainda não se enredou, para participar da "CRE[Ação]" de estimular comportamento humano e amoroso em nossa sociedade.

Em função de ser uma obra itinerante, Coração de Nós Marias virou um braço do Projeto CRE[Ação] e passou a se chamar Projeto Enredadas no Amor, e acontece constantemente com produção independente apoiada pela Pazaa Espaço de Criar ou através de contratação institucional.

Veja a data do próximo evento na página OFICINAS ARTÍSTICAS. Lá você pode se inscrever em outras atividades também.

Se preferir, assine a nossa NEWSLETTER no rodapé do site para receber os convites de eventos, cursos e atualizações do Blog.

Se você já é uma pessoa Enredada no Amor, mande fotos e detalhes do seu evento para miriammirandaarteterapia@gmail.com e podemos publicar aqui no Blog.

Gratidão por tanto Amor!

Miriam Miranda

Artista Visual, Cenógrafa e Arteterapeuta AARJ 927/0219.

"Tudo o que sei é que nada sei ".

Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Prepare-se para
sua ascensão!
Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
Miriam Miranda Artista Visual, Arteterapeuta e Terapeuta Holística Multidimensional
E-BOOK CONTOS FANTASIAS E ARTETERAPIA

Conheça a Arteterapia!

Adquira o e-book Contos, Fantasias e Arteterapia e

entenda como essa técnica de autoconhecimento pode mudar sua vida.

bottom of page