PROFISSIONAIS DE ARTETERAPIA EM CAMPANHA! Entenda. Participe!


ARTETERAPIA: POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, COLORIDA E CRIATIVA. VOTE "SIM" (PL3416/2015)!

Angela Philippini & Eliana Ribeiro criaram este abaixo-assinado para pressionar a Comissão de Seguridade Social e Família - Câmara dos Deputados - Brasília e 8 outros.

Os Arteterapeutas _ classificados no Cadastro Brasileiro de Ocupações sob o registro 2263-10_ são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia, que realizam atendimentos terapêuticos utilizando programas, métodos e técnicas específicas da Arteterapia. Atuam na prevenção, na promoção e na reabilitação da saúde priorizando a produção simbólica, imagética, e a comunicação criativa não verbal, para promover mudanças através do reconhecimento da própria subjetividade e identidade.

Consideram que, por meio de criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar sua autoestima, lidar melhor com os sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador de expressarem-se criativamente. Para tal, utilizam teorias e modalidades expressivas que ativam e facilitam a expressão criativa e o processo de autoconhecimento mediado pelas artes.

Sua fundamentação teórica, transdisciplinar e multicultural, abrange conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e criatividade, teorias psicológicas, práticas clínicas e, principalmente, sobre o potencial curativo da arte, tendo como base estrutural de sua formação conhecimentos originados das áreas de Arte, Criatividade, Psicologia, Educação, Filosofia, Antropologia e Sociologia. Sua formação propicia habilidades e competências para que atuem em equipes multidisciplinares, desenvolvam programas de Arteterapia, para a prevenção, promoção de saúde e saúde e qualidade de vida, exerçam atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Cabe ressaltar que o potencial terapêutico, curativo e transformador da arte é suficientemente amplo para que várias categorias profissionais possam fazer uso dele, resguardadas suas especificidades profissionais. Regulamentar estas especificidades é contribuir para a melhor qualidade no atendimento à população.

Link da Campanha: https://www.change.org/p/comiss%C3%A3o-de-arteterapia-por-uma-vida-mais-saud%C3%A1vel-colorida-e-criativa-votem-sim-pl3416-2015?recruiter=70892160&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition&utm_term=share_petition

Ajude-nos nessa campanha! Compartilhe! Divulgue nas redes sociais!

Gratidão!!!!

#Arteterapia #Campanha

0 comentário
Contatos
Inscreva-se na nossa newsletter.
  • Visite meu Canal YouTube
  • Linkedin - Miriam Miranda

Rio de Janeiro - Brasil